C1.1. AGÊNCIA NACIONAL PARA A GESTÃO DO PROGRAMA ERASMUS+ EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO (AN ERASMUS+ EF)
1. Prestação de serviços à Agência Nacional para a Gestão do Programa Erasmus+ Educação e Formação (AN ERASMUS+ EF) na qualidade de membro da Comissão de Avaliação de Candidaturas de projetos ao Programa Erasmus+ Educação e Formação de 2024, no âmbito da, Ação-chave 2 – Cooperação (KA2): Parcerias de cooperação (KA220) e Parcerias de pequena dimensão (KA210) (2024).
C1.2. DIREÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DOS AÇORES – GOVERNO REGIONAL DOS AÇORES
C1.3. CENTROS DE CIÊNCIA
1. Centro Ciência Viva Rómulo de Carvalho, Coimbra (2012/2013). Link
C1.4. PROJETOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
1. EM CURSO
1.1. Acompanhamento científico do projeto “Escola Ciência Viva da Terra e do Espaço da Universidade do Porto” da responsabilidade da Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva e do Planetário do Porto – Centro Ciência Viva.
Entidade Financiadora: Investimento RE-C06-i04 -Impulso Jovens STEAM,
Rede Ciência Viva, AVISO Nº 05/C06-i04.02/2022
Funções: aconselhamento científico: pronuncia, a título consultivo, sobre a definição
das linhas estratégicas e a programação anual da Escola Ciência Viva.
2. CONCLUÍDOS
2.3. Pertença à bolsa de investigadores do projeto “Haja Luz nas Escolas”, desenvolvido no âmbito do Ano Internacional da Luz (2015). Os investigadores disponibilizam-se para ir às escolas realizar palestras e/ou workshops em temas relacionados com a Luz e a Tecnologia baseada na Luz. Tema proposto: “A Luz, a Química dos pirilampos e outras curiosidades de Química”. Link1 Link2
Entidade Financiadora: Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica
2.2. Coordenação do sub-projeto de restruturação do portal MOCHO e potenciação da divulgação digital do Centro Ciência Viva Rómulo de Carvalho, no âmbito do Projeto CCVRC Coimbra (2012/2013). Link
Entidade Financiadora: QREN
Montante de financiamento: 170,000,00 Euros
2.1. Consultadoria científica no Projeto Ciência 2.0 (2012). Link
Entidade Financiadora: FEDER, através do QREN e do COMPETE, e Ciência Viva.
Montante de financiamento: 970.000,00 Euros
C2.1. LIVROS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
1. PUBLICADOS
1.1. Paiva, J. C., Morais, C., Soares, M., Araújo, J., Vieira, H., & Moreira, L. (2021). Química ao pé da letra. Porto: U. Porto Press. ISBN: 978-989-746-297-9. Link1 Link2
Com o apoio do Centro de Investigação em Química da Universidade do Porto (CIQUP) e da Sociedade Portuguesa de Química (SPQ)
1.2. Morais, C., & Paiva, J. C. (2014). Porque pirilampiscam os pirilampos?… e muitas outras perguntas luminosas sobre química . Lisboa: Gradiva. ISBN 978-989-616-570-3. Link1 Link2
1.1. Morais, C., & Teixeira, P. M. (2012). Histórias com Química. Vila do Conde: QuidNovi. ISBN: 9789895549108. Link
Esta publicação integrou o Plano Nacional de Leitura Link
C2.2. ATIVIDADES E PALESTRAS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM ESCOLAS, CENTROS DE CIÊNCIA E OUTROS CONTEXTOS
46. Morais, C., André, C., Girotto Júnior, G. & Alves, J. (2024). Atividades hands-on com Química no 1.º ciclo. Atividade desenvolvida no âmbito do projeto “Escola Ciência Viva da Terra e do Espaço da Universidade do Porto”, dirigida a alunos do 1.º ciclo (4.º ano) da Escola das Flores (Agrupamento Alexandre Herculano) em pré-formação na área da Química, realizada Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Portugal, 19 de junho de 2024.
45. Morais, C., André, C., Girotto Júnior, G. & Alves, J. (2024). Atividades hands-on com Química no 1.º ciclo. Atividade desenvolvida no âmbito do projeto “Escola Ciência Viva da Terra e do Espaço da Universidade do Porto”, dirigida a alunos do 1.º ciclo (4.º ano) da Escola do Cerco (Agrupamento do Cerco) em pré-formação na área da Química, realizada Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Portugal, 17 de junho de 2024.
44. Morais, C., André, C., Girotto Júnior, G. & Alves, J. (2024). Atividades hands-on com Química no 1.º ciclo. Atividade desenvolvida no âmbito do projeto “Escola Ciência Viva da Terra e do Espaço da Universidade do Porto”, dirigida a alunos do 1.º ciclo (4.º ano) da Escola Básica Monteaventino (Agrupamento António Nobre) em pré-formação na área da Química, realizada Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Portugal, 05 de junho de 2024.
43. Morais, C., André, C., Girotto Júnior, G. & Alves, J. (2024). Atividades hands-on com Química no 1.º ciclo. Atividade desenvolvida no âmbito do projeto “Escola Ciência Viva da Terra e do Espaço da Universidade do Porto”, dirigida a alunos do 1.º ciclo (4.º ano) da Escola do Bom Sucesso (Agrupamento do Infante) em pré-formação na área da Química, realizada Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Portugal, 03 de junho de 2024.
42. Morais, C., André, C., Alves, J., & Ferreira, A. (2024). Histórias e atividades com Química no 1.º ciclo. Atividade dirigida a alunos do 1.º ciclo em pré-formação na área da Química do “Projeto Investir na Capacidade”, da Câmara Municipal de Gaia, realizada no Centro Escolar Manuel António Pina, em Oliveira do Douro, Portugal, 17 de fevereiro de 2024.
41. Morais, C., André, C., Setlik, J., Girotto Júnior, G. & Alves, J. (2023). Atividades hands-on com Química no 1.º ciclo. Atividade desenvolvida no âmbito do projeto “Escola Ciência Viva da Terra e do Espaço da Universidade do Porto”, dirigida a alunos do 1.º ciclo (4.º ano) da Escola Básica de S. Tomé em pré-formação na área da Química, realizada Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Portugal, 11 de outubro de 2023. Link
40. Morais, C., André, C., Setlik, J., Girotto Júnior, G. & Alves, J. (2023). Atividades hands-on com Química no 1.º ciclo. Atividade desenvolvida no âmbito do projeto “Escola Ciência Viva da Terra e do Espaço da Universidade do Porto”, dirigida a alunos do 1.º ciclo (4.º ano) da Escola Básica da Constituição em pré-formação na área da Química, realizada Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Portugal, 27 de setembro de 2023. Link
39. Morais, C., André, C., Setlik, J., Girotto Júnior, G. & Alves, J. (2023). Atividades hands-on com Química no 1.º ciclo. Atividade desenvolvida no âmbito do projeto “Escola Ciência Viva da Terra e do Espaço da Universidade do Porto”, dirigida a alunos do 1.º ciclo (4.º ano) da Escola Básica Augusto Lessa em pré-formação na área da Química, realizada Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Portugal, 25 de setembro de 2023. Link
38. Morais, C., Araújo, J., Oliveira, S. & Moreira, L. (2020). Histórias e atividades com Química no 1.º ciclo. Atividade dirigida a alunos do 1.º ciclo (4.º ano) em pré-formação na área da Química, realizada no Agrupamento de Escolas de Castelo de Paiva, Castelo de Paiva, Portugal, 3 de março de 2020.
37. Morais, C., Araújo, J., Oliveira, S. & Moreira, L. (2019). Histórias e atividades com Química no 1.º ciclo. Atividade dirigida a alunos do 1.º ciclo (4.º ano) em pré-formação na área da Química, realizada no Centro Escolar de Vilela, Vilela, Portugal, 13 de junho de 2019.
36. Morais, C., Araújo, J., & Oliveira, S. (2019). Histórias e atividades com Química no 1.º ciclo. Atividade dirigida a alunos do 1.º ciclo (4.º ano) em pré-formação na área da Química, realizada no Agrupamento de Escolas de Castelo de Paiva, Castelo de Paiva, Portugal, 15 de março de 2019.
35. Morais, C., Araújo, J., & Oliveira, S. (2019). Histórias e atividades com Química no 1.º ciclo. Atividade dirigida a alunos do 1.º ciclo (3.º e 4.º ano) em pré-formação na área da Química, realizada na Escola EB1 da Serrinha, Rebordosa, Portugal, 8 de março de 2019.
34. Morais, C., Araújo, J., Oliveira, S. & Moreira, L. (2018). Histórias e atividades com Química no 1.º ciclo. Atividade dirigida a alunos do 1.º ciclo (4.º ano) em pré-formação na área da Química, realizada na Escola EB1 da Igreja-Meadela, Viana do Castelo, Portugal, 24 de abril de 2018.
33. Moreira, L., Morais, C. (2018). Os professores de Físico-Química na Primeira Pessoa: Identidade na era Digital. Palestra realizada nas Olimpíadas da Química Júnior– Semifinal Norte, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 14 de abril de 2018.
32. Moreira, L., Morais, C. (2018). Os professores de Físico-Química na Primeira Pessoa: Identidade na era Digital. Palestra realizada nas Olimpíadas da Química – Semifinal Norte, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 10 de março de 2018.
31. Morais, C., Moreira, L., Mota, J. (2017). Multimédia no Ensino das Ciências: Repositório e Espaço de Afinidade para Professores. Palestra realizada nas Olimpíadas da Química Júnior – Final, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 6 de maio de 2017.
30. Morais, C., Moreira, L., Mota, J. (2017). Multimédia no Ensino das Ciências: Repositório e Espaço de Afinidade para Professores. Palestra realizada nas Olimpíadas da Química Júnior – Semifinal Norte, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 22 de abril de 2017.
29. Morais, C., Moreira, L., Mota, J. (2017). Multimédia no Ensino das Ciências: Repositório e Espaço de Afinidade para Professores. Palestra realizada nas Olimpíadas da Química – Semifinal Norte, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 11 de março de 2017.
28. Morais, C. (2016). A Luz, a Química dos pirilampos e outras curiosidades de Química. Palestra dirigida a alunos do 3.º ciclo do ensino básico, realizada na Escola Secundária com 3.º Ciclo Diogo de Macedo, Vila Nova de Gaia, Portugal, 23 de fevereiro de 2016, no âmbito das comemorações do Ano Internacional da Luz.
27. Morais, C. (2016). Porque pirilampiscam os pirilampos?… e muitas outras perguntas luminosas sobre química. Palestra dirigida a alunos do 3.º ciclo do ensino básico, realizada na Escola Básica e Integrada de Matosinhos, Portugal, 19 de janeiro de 2016.
26. Morais, C. (2015). A Luz, a Química dos pirilampos e outras curiosidades de Química. Palestra dirigida a alunos do 3.º ciclo do ensino básico, realizada no Colégio João Paulo II, Braga, Portugal, 02 de dezembro de 2015, no âmbito das comemorações do Ano Internacional da Luz.
25. Morais, C. (2015). A Luz, a Química dos pirilampos e outras curiosidades de Química. Palestra dirigida a alunos do 3.º ciclo do ensino básico, realizada na Escola Secundária de Anadia, Portugal, 17 de novembro de 2015, no âmbito das comemorações do Ano Internacional da Luz. Link
24. Morais, C. (2015). Metodologias, Estratégias e Recursos no Ensino da Química. Palestra e workshop formativo dirigido a Professores de Ciências Físico-Químicas, realizada no Colégio Didáxis, Riba de Ave, Portugal, 11 de setembro de 2015.
23. Morais, C. (2014). Porque pirilampiscam os pirilampos?… e muitas outras perguntas luminosas sobre química. Palestra realizada nas Olimpíadas da Química Júnior, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 05 de abril de 2014.
22. Morais, C. (2014). Histórias e atividades com Química no 1.º ciclo. Atividade dirigida a alunos do 1º ciclo (4.º ano) em pré-formação na área da Química, realizada no Externato de Vila Meã, Portugal, 25 de março de 2014.
21. Morais, C. (2014). Porque pirilampiscam os pirilampos?… e muitas outras perguntas luminosas sobre química. Palestra dirigida a alunos do 3.º ciclo do ensino básico, realizada no Externato de Vila Meã, Portugal, 25 de março de 2014.
20. Morais, C. (2014). Porque pirilampiscam os pirilampos?… e muitas outras perguntas luminosas sobre química. Palestra dirigida a alunos do 3.º ciclo do ensino básico, realizada na EB 2/3 Avintes, Avintes, Portugal, 21 de março de 2014.
19. Morais, C. (2014). Porque pirilampiscam os pirilampos?… e muitas outras perguntas luminosas sobre química. Palestra dirigida a alunos do 3.º ciclo do ensino básico, realizada na ES/3 Rodrigues de Freitas, Porto, Portugal, 18 de março de 2014.
18. Morais, C. (2014). Porque pirilampiscam os pirilampos?… e muitas outras perguntas luminosas sobre química. Palestra dirigida a alunos do 3.º ciclo do ensino básico, realizada na EB 2/3 Sande, Marco de Canaveses, Portugal, 17 de março de 2014.
17. Morais, C. (2014). Porque pirilampiscam os pirilampos?… e muitas outras perguntas luminosas sobre química. Palestra dirigida a alunos do 3.º ciclo do ensino básico, realizada no Colégio de Ermesinde, Ermesinde, Portugal, 17 de março de 2014.
16. Morais, C. (2014). Porque pirilampiscam os pirilampos?… e muitas outras perguntas luminosas sobre química. Palestra dirigida a alunos do 3.º ciclo do ensino básico, realizada na EB 2/3 Prof. Gonçalo Sampaio, Póvoa do Lanhoso, Portugal, 12 de março de 2014.
15. Morais, C. (2014). Porque pirilampiscam os pirilampos?… e muitas outras perguntas luminosas sobre química. Palestra dirigida a alunos do 3.º ciclo do ensino básico, realizada na EB 2/3 Ribeirão, Famalicão, Portugal, 12 de março de 2014. Link
14. Morais, C. (2014). Redes sociais na Internet: segurança & privacidade. Atividade inserida nas comemorações do Dia da Internet Segura, realizada na EB 2,3 de Maria Lamas, Porto, 11 de fevereiro de 2014.
13. Morais, C. (2014). Histórias e atividades com Química no 1.º ciclo. Atividade dirigida a alunos do 1º ciclo (4.º ano) em pré-formação na área da Química, realizada no Colégio Júlio Dinis, Porto, Portugal, 31 de março de 2014.
12. Morais, C. (2013). Histórias e atividades com Química no 1.º ciclo. Atividade dirigida a alunos do 1º ciclo (4.º ano) em pré-formação na área da Química, realizada na Escola B/S Dr. Vieira de Carvalho, Maia, 11 de junho de 2013.
11. Morais, C. (2013). A Química e os desafios do nosso tempo. Palestra dirigida a alunos do 10.º, 11.º e 12.º anos do Curso Profissional de Técnico de Análise Laboratorial, Escola Secundária Abel Salazar, S. Mamede de Infesta, Portugal, 28 de maio de 2013. Link
10. Morais, C. (2013). Porque pirilampiscam os pirilampos?… e muitas outras perguntas luminosas sobre química. Palestra realizada nas Olimpíadas da Química Júnior, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 13 de abril de 2013. Link
9. Morais, C. (2013). Histórias e atividades com Química no 1.º ciclo. Atividade dirigida a alunos do 1º ciclo (3.º e 4.º anos) em pré-formação na área da Química, realizada no Instituto Nun’Álvares, Santo Tirso, 12 de abril de 2013.
8. Morais, C. (2013). Histórias e atividades com Química no 1.º ciclo. Palestra realizada na Mostra da Universidade do Porto, 16 de março de 2013. Link
7. Morais, C. (2013). Redes sociais na Internet: segurança & privacidade. Atividade inserida nas comemorações do Dia da Internet Segura, realizada na Escola Secundária de Paços de Ferreira, Paços de Ferreira, 07 de fevereiro de 2013.
6. Morais, C. (2013). A Química e os desafios do nosso tempo. Palestra dirigida a alunos do 7.º ano de escolaridade, Escola Sec. 2,3 Águas Santas, Maia, Portugal, 25 de janeiro de 2013. Link
5. Morais, C. (2012). Histórias e atividades com Química no 1.º ciclo. Atividade dirigida a alunos do 1º ciclo (3.º e 4.º ano) em pré-formação na área da Química, realizada no Centro de Ciência Viva Rómulo de Carvalho, Departamento de Física da Universidade de Coimbra, 29 de outubro de 2012. Link
4. Morais, C. (2012). Redes sociais na Internet: segurança & privacidade. Atividade inserida nas comemorações do Dia da Internet Segura, realizada na Escola Secundária de Paços de Ferreira, Paços de Ferreira, Portugal, 07 de fevereiro de 2012. Link
3. Morais, C. (2011). Multimédia no Ensino da Química. Atividade inserida nas comemorações do Ano Internacional da Química 2011 e do centenário da atribuição do Prémio Nobel da Química a Marie Curie, realizada na EB 2,3 de Martim de Freitas, Coimbra, Portugal, 31 de janeiro de 2011. Link
2. Morais, C. (2010). Multimédia no Ensino da Química. Exploratório Infante D. Henrique, Coimbra, Portugal, 10 de novembro de 2010. Link
1. Morais, C. (2010). Multimédia no Ensino da Química. Atividade inserida nas IV Jornadas Concelhias de Ciência, Externato Delfim Ferreira, Riba d’Ave, Portugal, 25 e 26 de fevereiro de 2010 (iniciativa apoiada pela Sociedade Portuguesa de Química). Link1 Link2
C2.3. SESSÕES DE APRESENTAÇÃO E LANÇAMENTO DE LIVROS
1. APRESENTAÇÃO DE LIVROS PUBLICADOS POR OUTROS AUTORES
1.1. Apresentação do livro Melhorar Práticas de Ensino de Ciências e Tecnologia – Registar e Investigar com Narrações Multimodais, da autoria de Lopes, J. B., Viegas, C., & Pinto, A. (2018). Lisboa: Edições Sílabo. ISBN: 978-972-618-944-2, que teve lugar no auditório da biblioteca da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, 17 de outubro de 2018 (Outros intervenientes: Nilza Costa, Universidade de Aveiro; Vera Leandro, Agrupamento de Escolas D. Maria II – Sintra). Link
2. APRESENTAÇÃO DE LIVROS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DE AUTORIA PRÓPRIA E RESENHAS DO SEU TRABALHO FEITAS POR OUTROS AUTORES
2.8. Recensão do livro Química ao Pé da Letra, pelo Professor Doutor Sérgio Rodrigues, na APEduc Revista. Link
2.7. Recensão do livro Química e Palavra, pelo Professor Doutor Carlos Fiolhais, na rubrica “As Artes entre as Letras” do blogue De Rerum Natura. Link
2.6. Apresentação e resenha do livro Porque pirilampiscam os pirilampos?… e muitas outras perguntas luminosas sobre química, pelo Professor Doutor Sérgio Rodrigues no Boletim da Sociedade Portuguesa de Química, 134, p. 10 (2014). Link
2.5. Sessão de apresentação do livro Porque pirilampiscam os pirilampos?… e muitas outras perguntas luminosas sobre química no Centro de Ciência Viva Rómulo de Carvalho, Departamento de Física da Universidade de Coimbra, 13 de junho de 2014. A obra foi apresentada pelo Professor Doutor Victor Gil e a sessão dinamizada pelo Professor Carlos Fiolhais. Link
2.4. Sessão de apresentação do livro Porque pirilampiscam os pirilampos?… e muitas outras perguntas luminosas sobre química, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 5 de abril de 2014. Link
2.3. Apresentação e resenha do livro Histórias com Química, pelo Professor Doutor João Carlos Paiva, no Boletim da Sociedade Portuguesa de Química, 127, p. 22 (2012). Link
2.2. Sessão de apresentação do livro Histórias com Química na FNAC do NorteShopping, Porto, 13 de outubro de 2012. A obra foi apresentada pelo Professor Doutor João Carlos Paiva. Link
2.1. Sessão de apresentação do livro Histórias com Química no Centro de Ciência Viva Rómulo de Carvalho, Coimbra, 5 de junho de 2012. A obra foi apresentada pelo Professor Doutor João Carlos Paiva e a sessão dinamizada pelo Professor Carlos Fiolhais. Link
C2.4. DIVULGAÇÃO NA COMUNICAÇÃO SOCIAL
1. ARTIGOS EM JORNAIS E REVISTAS COM TIRAGEM NACIONAL
1.1. Publicados por convite
1.1.3. Morais, C. (2019). Aprender: um desígnio económico, social e digital. Fórum Futurália 2019: Qualificações e emprego: o que (vou) fazer no digital? Fundação AIP | Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, ANQEP, IP (1.ª edição, outubro 2019), pp. 10-11. Lisboa, Editorial do Ministério da Educação e Ciência. Link1 Link2
1.1.2. Morais, C. (2019). Educação e Formação na Europa: Pontos focais para a próxima década. Aprender Magazine, edição de outubro de 2019, p. 7. Link
1.1.1. Morais, C. (2015). Porque se usa o frigorífico para conservar os alimentos? Rúbrica Saberás tu, do Jornal i (parceria deste jornal com a iniciativa Ciência Viva, maio de 2015). Link
1.2. Publicados
1.2.4. Morais, C., & Moreira, L. (2021). Um horizonte coletivo para os mares (profundos). Observador (20 de fevereiro de 2021). Link1 Link2
1.2.3. Morais, C., & Moreira, L. (2021). Um horizonte coletivo para os mares (profundos). Jornal Público (2 de fevereiro de 2021). Link1 Link2
1.2.2. Teixeira, A., Morais, C., & Moreira, L. (2020). Lixo marinho: As visões de jovens universitários e as armadilhas da agenda ecológica. Jornal Público (4 de agosto de 2020). Link1 Link2
1.2.1. Paiva, J. C., Morais, C. & Moreira, L. (2018). “Não precisamos de formar mais professores”: Uma falácia na opinião pública que compromete a visão para o futuro. Jornal Público (26 de junho de 2018). Link1 Link2
2. ENTREVISTAS
2.6. Participação no podcast “Diga Professor”: Episodio 12 – Metodologias ativas, março de 2022. Link
2.5. Entrevista para o programa de rádio da Antena 1 “90 segundos de ciência” relativa ao Projeto de I&D I SEA, novembro de 2021. Link1 Link2 Link3
2.4. Entrevista Education Talks: Arts and technology bring science to life, a convite do School Education Gateway – Europe’s online platform for school education (Comissão Europeia), 2019. Link1 Link2 Link3
2.3. Convite do Portal ERASMUS+ na sequência da participação convidada na sessão temática Environmental Challenges no âmbito do Forum on Future of Learning (organizado por iniciativa de Tibor Navracsics, Comissário para a Educação, Cultura, Juventude e Desporto da Comissão Europeia, DG EAC), Bruxelas, janeiro de 2019. Link1 Link2
2.2. Entrevista no programa Prova Oral, com Fernando Alvim, na Antena 3, sobre o livro Porque pirilampiscam os pirilampos?… e muitas outras perguntas luminosas sobre química, em maio de 2014. Link
2.1. Entrevista no Programa Porto Alive, no Porto Canal, sobre o Projeto de Formação de Professores CAPES/U. Porto, em janeiro de 2014. Link1 Link2
3. TRABALHOS QUE TIVERAM IMPACTO NA COMUNICAÇÃO SOCIAL
3.8. Notícia sobre o prémio atribuído a cada 100 anos, no âmbito da competição International Planetarium Society Centennial ‘Local Projects’ (2023) ao projeto de ciência cidadã “CoAstro: um Condomínio de Astronomi@,” desenvolvido por Ilídio André Costa, no âmbito do Programa Doutoral em Ensino e Divulgação das Ciências, sob a minha orientação e coorientação do Prof. Mário João Monteiro (2023). Link1 Link2
3.7. Notícia sobre a publicação do livro de divulgação científica Química ao pé da letra (ISBN: 978-989-746-297-9). Link
3.6. Notícias sobre o projeto CoAstro: Um Condomínio de Astronomi@, que foi o tema da tese de doutoramento, já concluída, de Ilídio Costa. O projeto, que envolveu a FCUP, o Planetário do Porto e o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, permitiu que ao longo de vários meses professores do 1.º ciclo, astrónomos e divulgadores de ciência participassem, de forma colaborativa, em processos de investigação e de divulgação da astronomia. Link1 Link2 Link3 Link4
3.5. Notícias sobre a abertura ao público da experiência de realidade virtual (no Planetário do Porto, 2020) que oferece uma expedição aos mares profundos dos Açores, inserida no projeto I SEA. Divulgação via canais de comunicação da FCUP, UPORTO, e Câmara Municipal no Porto (função: Investigadora Principal do projeto). Link1 Link2 Link3 Link4 Link5
3.4. Notícia sobre o Projeto de I&D I SEA no website e na newsletter do Programa Austin-Portugal (2019). I SEA Applying VR storytelling and other emerging techniques to Science Communication (função: Investigadora Principal do projeto). Link
3.3. Notícias sobre a “Unidade Curricular InovPed” Comunicação de Ciência para Audiências Não Especializadas (2019), desenvolvida em parceria com o Professor Doutor Joaquim Faria (FEUP) e o Professor Doutor Vasco Ribeiro (FLUP).
Três faculdades da U.Porto juntam-se para ensinar estudantes a comunicar ciência
In Diário de Notícias Online | 12/03/2019
In Sapo Online – Sapo Lifestyle Online | 12/03/2019
3.2. Divulgação do estudo O Multimédia no Ensino das Ciências: cinco anos de investigação e ensino em Portugal, no âmbito do Mês da Educação, promovido pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, outubro de 2015. Link1 Link2
3.1. Divulgação do livro Porque pirilampiscam os pirilampos?… e muitas outras perguntas luminosas sobre química, por Miguel Gonçalves, no programa A Última Fronteira, da RTP 1, em junho de 2014. Link
C2.5. PERTENÇA A COMISSÕES ORGANIZADORAS DE CONGRESSOS E ENCONTROS CIENTÍFICOS
1. INTERNACIONAIS
1.9. 16th European Conference on Research in Chemical Education (16th ECRICE – 2024), Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal (2024). Link
1.8. Encontro Eco-escolas Áustria-Portugal: mobilidade de 12 professores e representante do Ministério da Edacação da Austria para partilha de experiências (Austrian Ministry of Education, University of Klagenfurt, University college of Teacher Education, Carinthia, University College of Teacher Education, Upper Austria, University College of Teacher Education Styria, Board of Education Tyrol, Board of Education Vienna, Regional Team Vienna, Environmental Education Center Styria). Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Escola Clara de Resende e Escola Rodrigues de Freitas, 16 e 17 de novembro de 2023.
1.7. 2nd Meeting of the Projeto ERASMUS+ Sustainability Education in All-Day Schools (SustainALL), Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 6 e 7 de julho de 2022.
1.6. Three Minute-Thesis Competition (3MT) da Universidade do Porto (2021 – …). Link1 Link2
1.5. Olimpíadas Iberoamericanas de Química 2019 (membro da Comissão Organizadora Local), realizadas na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Química, 7-15 de setembro de 2019. Link1 Link2
1.4. Presidiu à organização da I SEA Summer School: TED4SC – Technology, Engineering and Design for Science Communication, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e Planetário Centro de Ciência Viva do Porto, 17-19 de junho de 2019. Link1 Link2
1.3. Seminário Luso-Brasileiro de divulgação científica integrado na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia para além das fronteiras, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 23 de novembro de 2018. Link
1.2. Projeto Europeu PROFILES (Professional Reflection-Oriented Focus on Inquiry-Based Learning and Education through Science): Consortium meeting, Baião, Portugal, 24 a 27 de outubro de 2013. Organização: João Carlos Paiva, Carla Morais e Luciano Moreira.
1.1. Filosofia e objetivos do projeto europeu PROFILES e resultados da sua implementação em Portugal, Professor Doutor Jack Holbrook – International Council of Associations for Science Education (ICASE); Professora Doutora Miia Rannikmae – University of Tartu, 25 de outubro de 2013, FCUP.
2. NACIONAIS
2.30. V Jornadas de Inovação Pedagógica da FCUP, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 28 de junho de 2023.
2.29. Olimpíadas de Química Júnior – Final Norte – membro da comissão organizadora do Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 4 de junho de 2022.
2.28. Olimpíadas de Química Júnior – Semifinal Norte – membro da comissão organizadora do Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 7 de maio de 2022.
2.27. Olimpíadas de Química – membro da comissão organizadora do Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 30 de abril de 2022.
2.26. IX Encontro da Divisão de Ensino e Divulgação da Química da Sociedade Portuguesa de Química, Lisboa, 26-27 de novembro de 2021. Link
2.25. I Conferência Nacional de Educação STEM, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 17 de julho de 2021. Link
2.24. Olimpíadas de Química Júnior – Semifinal Norte – membro da comissão organizadora do Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 26 de maio de 2021.
2.23. Olimpíadas de Química Júnior – Semifinal Norte – membro da comissão organizadora do Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 17 de julho de 2020.
2.22. Encontro do Centro de Investigação em Química da Universidade do Porto – CIQUP Meeting 2020, 22 de fevereiro de 2020.
2.21. Encontro da Divisão de Ensino e Divulgação da Química da Sociedade Portuguesa de Química, Coimbra, de 15-16 de novembro de 2019. Link
2.20. Seminário “A comunicação de ciência na primeira pessoa: escolas, centros de ciência, livros e presença online”, inserido no âmbito do curso de formação contínua: “Comunicação de Ciência para audiências não especializadas”, 2019. O seminário contou com o Prof. Carlos Fiolhais como palestrante.
2.19. Olimpíadas de Química – membro da comissão organizadora do Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 09 de março de 2019.
2.18. XXVI Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Química, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 22- 26 de julho de 2019.
2.17. Presidiu à organização do VII Encontro da Divisão de Ensino e Divulgação da Química da Sociedade Portuguesa de Química, Vila Nova de Gaia, 16-17 de novembro de 2018. Link1 Link2 Link3
2.16. I Encontro da Rede de Professores Inovadores em Ciências, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 12 de janeiro de 2018.
2.15. XXV Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Química, Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, 16-19 de julho de 2017. Link
2.14. Presidiu à organização do III Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências da FCUP, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 7 de julho de 2017. Link
2.13. 2.º Encontro de História da Ciência no Ensino, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (2017). Link
2.12. Presidiu à organização do II Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências da FCUP, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 8 de julho de 2016. Link
2.11. Em 2016, no âmbito da unidade curricular de Desenvolvimento Pessoal e Profissional da FCUP, co-cordenou a organização, naquela Faculdade, de cerca de uma dezena de conferências com convidados, sobre cultura científica, sociedade e temáticas relacionadas com o desenvolvimento pessoal e profissional de cientistas (alguns exemplos abaixo):
- CV e entrevistas: desafios, tensões e dicas – Dra. Elisabete Rodrigues
- Empreendedorismo e novas oportunidades na sociedade digital – Prof. Dra. Joana Resende
- O que jovens (futuros) cientistas podem esperar dos recursos humanos das empresas? – Prof. Dra. Filomena Jordão
- Infoliteracia: competências de base para um percurso de sucesso – Dra. Cristina Lopes
- Especificidades da Matemática no contexto das ciências exatas – Prof. Dr. António Machiavelo
- Religião e História da Ciência – Prof. Dr. Henrique Leitão e Prof. Dra. Amélia Polónia (em parceria com o projeto “Palavras no Tempo”).
- Neurociências-interfaces com possíveis futuros – Prof. Dr. João Relvas
- As TIC na educação: a situação portuguesa e o futuro – Dr. José Victor Pedroso
2.10. Responsável pela organização da sessão À conversa sobre 20 anos de Multimédia na Educação em Portugal, realizada na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Oradores: Prof. Dr. Duarte Costa Pereira (UP), Prof. Dr. João Paiva (UP), Prof. Dr. Álvaro Figueira (UP); Prof. Dr. Eduardo Cardoso (UCP), Prof. Dr. João Correia de Freitas (UL); Prof. Dr. Luís Tinoca (UL), 14 de abril de 2016.Link
2.9. Olimpíadas de Química Júnior – Semifinal Norte – membro da comissão organizadora do Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 09 de abril de 2016.
2.8. Comemorações dos 20 anos do Mestrado em Multmédia da Universidade do Porto, que terão lugar em setembro de 2016.
2.7. Responsável pela organização da palestra Multimédia no ensino (das ciências): entre o ceticismo e o entusiasmo, realizada no Media Innovation Lab da Universidade do Porto. Oradores: Prof. João Paiva (FCUP, CIQUP, Diretor do curso de Doutoramento Ensino e Divulgação das Ciências); Mestre Luciano Moreira (Programa Doutoral em Media Digitais), 27 de novembro, 2015.
2.6. Presidiu à organização do I Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências da FCUP, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 08 de julho de 2015. Link
2.5. Vice-presidiu à organização do Encontro da Divisão de Ensino e Divulgação da Química, no âmbito do XXV Encontro Nacional de Química, em Coimbra, 1 a 3 de julho de 2015. Link
2.4. Olimpíadas de Química Júnior – Semifinal Norte – membro da comissão organizadora do Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 11 de abril de 2015.
2.3. Mostra da Universidade do Porto, 2015 – membro da comissão organizadora do Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 12 a 15 de março de 2015.
2.2. Olimpíadas de Química – Semifinal Norte – membro da comissão organizadora do Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 07 de março de 2015.
2.1. Em 2015, no âmbito da unidade curricular de Desenvolvimento Pessoal e Profissional da FCUP, coordenou a organização, naquela Faculdade, de cerca de uma dezena de conferências com convidados, sobre cultura científica, sociedade e temáticas relacionadas com o desenvolvimento pessoal e profissional de cientistas (alguns exemplos abaixo):
- Nos bastidores da Ciência e das relações humanas – Professor Doutor João Carlos Paiva.
- CV e entrevistas: desafios, tensões e dicas – Mestre Luciano Moreira.
- O Universo, 100 anos depois da Relatividade Geral – Professor Doutor Carlos Herdeiro.
- Ciência e religião, uma amizade improvável – Padre Carlos Carneiro, sj.
- Educação Ciência e Sociedade – Professor Doutor João Carlos Paiva e Professor Doutor Duarte Costa Pereira.
- Mérito ou oportunidade: episódios da vida de um físico – Professor Doutor João Lopes dos Santos.
- Empregabilidade no ensino superior – o caso das Ciências – Professor Doutor Hugo Figueiredo.
- Infoliteracia: competências de base para um percurso académico de sucesso – Dr.ª Teresa Ramos.
- As TIC e o ensino superior – Professor Doutor Luís Tinoca.
- Afetos, emoções e relações – Doutora Jacinta Paiva.
C2.6. PARTICIPAÇÃO EM CONGRESSOS E ENCONTROS CIENTÍFICOS
1. INTERNACIONAIS
1.62. 27th IUPAC International Conference on Chemistry Education (ICCE2024), Pattaya, Tailândia, 15-19 de julho de 2024. Link
1.61. IX Seminário Ibero-Americano CTS / XIII Seminário CTS – Desafios da Educação CTS e Objetivos da Agenda 2030, Universidade de Aveiro, Portugal, 8-10 de julho de 2024.
1.60. Erasmus Project “SustainALL”: third transnational meeting, Hamar, Noruéga, 30- 31 de janeiro de 2024.
1.59. Erasmus Project “STEAM Tales”: first transnational meeting, Nova Gorica, Eslovénia, 22- 24 de novembro de 2023.
1.58. Chemistry Education Research and Practice – Gordon Research Conference: Coordinating the Production and Consumption of Knowledge on Chemistry Teaching and Learning. Bates College, Lewiston, ME, EUA, 9 -14 de julho de 2023. Link
1.57. 2023 University of Wisconsin-Madison Teaching and Learning Symposium – Fostering Belonging, Bridging Divides. Varsity Hall, Union South, University of Wisconsin- Madison, EUA, 18 de maio de 2023.
1.56. Webinar Exploring the 2023 Horizon Report |Teaching and Learning Edition. EDUCASE Event. EUA, 16 de maio de 2023.
1.55. Engineering EXPO 2023. Education and Outreach for the Materials Research Science and Engineering Center (UW-MRSEC), University of Wisconsin-Madison, Madison College of Engineering, EUA, 21-22 abril de 2023.
1.54. 21th Annual University of Wisconsin -Madison Science Expeditions Campus Open House 2023. University of Wisconsin – Madison, UW Campus, Madison, EUA, 14-16 abril de 2023.
1.53. American Chemical Society – Spring National Meeting 2023 – ACS Spring 2023 – Division of Chemical Education, Indiana Convention Center – Indianapolis, EUA, 26-30 março de 2023.Link
1.52. Online Workshop: Horizon Europe: Introduction to the EU Framework Programme for Research & Innovation, 13 – 15 Sep 2022, Ludwig-Maximilians-Universität München, Germany (LMU). Link
1.51. PCST webinar: Teaching as a Means for Integrating SciComm Research & Practice , 14 de setembro de 2022.
1.50. Webinar do grupo de trabalho da European Citizen Science Association sobre Learning and Education in Citizen Science, 28 de setembro de 2021.
1.49. Webinar da Public Communication of Science and Technology Network (PCST) sobre Scientific Culture – Its Meanings and Uses, 27 de setembro de 2021.Link
1.48. Challenges 2021 – XII Conferência Internacional de TIC na Educação, Universidade do Minho, Braga, 10-17 de setembro de 2021.Link
1.47. 16th International Public Communication of Science and Technology Conference 2020+1, University of Aberdeen, Aberdeen, Escócia, 24-27 de maio de 2021. Link1 Link2
1.46. 15th European Conference on Research in Chemical Education (ECRICE – 2020), Weizmann Institute of Science, Israel, 6-8 de julho de 2020.
1.45. VII Congreso de Comunicación Social de la Ciencia, Universidade de Burgos e Associação Espanhola de Comunicação Científica, Burgos, Espanha, 9-11 de outubro de 2019. Link1 Link2
1.44. 9th International Congress on Technology, Science and Society, Madrid, Espanha, 3-4 de outubro de 2019. Link
1.43. IUPAC 47th World Chemistry Congress, Palais des Congrès, Paris, França, 7-12 de julho de 2019. Link1 Link2 Link3
1.42. Forum on the Future of Learning (organizado por iniciativa de Tibor Navracsics, Comissário para a Educação, Juventude Desporto e Cultura da Comissão Europeia, DG EAC), Bruxelas, 24 de janeiro de 2019. Link
1.41. III Encontro do European Education and Training Expert Panel, 2018. Comissão Europeia – Direção-Geral da Educação, Juventude, Desporto e Cultura, Bruxelas, Bélgica, 23 de janeiro de 2019.
1.40. Seminário Luso-Brasileiro de Divulgação Científica, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Porto, 23 de novembro de 2018. Link
1.39. II Encontro do European Education and Training Expert Panel, 2018. Comissão Europeia – Direção-Geral da Educação, Juventude, Desporto e Cultura, Bruxelas, Bélgica, 12–13 de novembro de 2018.
1.38. VPCT 2018 – “A voz dos professores de C&T” – Encontro Internacional, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 8-10 de novembro de 2018. Link
1.37. I Encontro do European Education and Training Expert Panel, 2018. Comissão Europeia – Direção-Geral da Educação, Juventude, Desporto e Cultura, Bruxelas, Bélgica, 15 de outubro de 2018.
1.36. 14th European Conference on Research in Chemical Education (ECRICE – 2018), Universidade de Varsóvia, Faculdade de Química, Polónia, 2–6 setembro de 2018. Link
1.35. 1st International Conference on Technology and Innovation in Learning, Teaching and Education. Tessalónica, Grécia, 20-22 de junho de 2018. Link
1.34. European Day of Exchange on Chemistry Outreach, 2018. Sète, França, 23-24 de maio de 2018. Link
1.33. 8th UNISA/ISTE Conference – Towards Effective Teaching and Meaningful Learning in Mathematics, Science and Technology Education. Kruger National Park, Mopani camp, Phalaborwa, Limpopo, África do Sul, 22-26 de outubro de 2017. Link
1.32. ESERA2017, 12th Biannual Conference of the European Science Education Research Association (ESERA). Dublin, Irlanda, 21-25 de agosto de 2017. Link
1.31. 7th Eurovariety – European Variety in University Chemistry Education. Belgrado, Sérvia, 27-29 de junho de 2017. Link
1.30. X Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges 2017. Braga, Portugal, 8-10 de maio de 2017. Link
1.29. BETT 2017 – British Education and Training Technology Exhibition. Londres, Inglaterra, 25-28 de janeiro de 2017.
1.28. III Encontro Internacional da Casa das Ciências. Instituto Superior de Engenharia do Porto, 11-13 de julho de 2016. Link
1.27. 5th International Conference New Perspectives in Science Education. Florença, Itália, 17 e 18 de março de 2016. Link1 Link2
1.26. ESERA2015, 11th Biannual Conference of the European Science Education Research Association (ESERA). Helsínquia, Finlândia, 31 de agosto a 4 de setembro de 2015. Link
1.25. Projeto europeu PROFILES (Professional Reflection-Oriented Focus on Inquiry-Based Learning and Education through Science): Consortium meeting. Istambul, Turquia, 26 a 27 de abril de 2015.
1.24. International Organization for Science and Technology Education (IOSTE) – Eurasian Regional Symposium and Brokerage Event Horizon 2020. Istambul, Turquia, 24 a 26 de abril de 2015. Link
1.23. ticEDUCA 2014 – III Congresso Internacional TIC e Educação. Lisboa, Portugal, 14 a 16 novembro de 2014. Link
1.22. 2nd International PROFILES Conference in Berlin. Berlim, Alemanha, 24 a 27 agosto de 2014. Link
1.21. 6th International Conference of Education, Research and Innovation (ICERI 2013). Sevilha, Espanha, 18 a 20 de novembro de 2013. Link
1.20. Projeto europeu PROFILES (Professional Reflection-Oriented Focus on Inquiry-Based Learning and Education through Science): Consortium meeting. Baião, Portugal, 24 a 27 de outubro de 2013. Link
1.19. Challenges 2013 – VIII Conferência Internacional de TIC na educação. Universidade do Minho, Braga, 15 e 16 de julho de 2013. Link
1.18. Projeto europeu PROFILES (Professional Reflection-Oriented Focus on Inquiry-Based Learning and Education through Science): Consortium meeting. Klagenfurt, Áustria, 15 a 18 de abril de 2013. Link
1.17. I Encontro Internacional da Casa das Ciências. Lisboa, Portugal, 21 e 22 de março de 2013. Link
1.16. ticEDUCA 2012 – II Congresso Internacional TIC e Educação. Lisboa, Portugal, 30 de novembro a 2 de dezembro de 2012. Link
1.15. 5th International Conference of Education, Research and Innovation (ICERI 2012). Madrid, Espanha, 19 a 21 de novembro, 2012. Link
1.14. 1st International PROFILES Conference in Berlin. Berlim, Alemanha, 24 a 26 setembro, 2012. Link
1.13. Workshop do projeto europeu Chemistry is all around network. Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Instituto Politécnico de Bragança, 20 de setembro de 2012. Link
1.12. Projeto europeu PROFILES (Professional Reflection-Oriented Focus on Inquiry-Based Learning and Education through Science): Consortium meeting. Ein Gedi, Israel, 12 a 16 de fevereiro de 2012. Link
1.11. I Jornada Ibérica: Aprendizaje por indagación. Faculdade de Educação, Universidade de Valladolid, 1 de outubro de 2011.
1.10. Projeto europeu PROFILES (Professional Reflection-Oriented Focus on Inquiry-Based Learning and Education through Science): Workshop and meeting. Talin, Estónia, 22 a 24 de maio de 2011.
1.9. BETT 2011 The Educational Technology Source. Londres, Inglaterra, 12 a 15 de janeiro de 2011. Link
1.8. ASE’s 2011 Annual Conference: Association for Science Education. University of Reading, Inglaterra, 5 a 8 de janeiro de 2011. Link
1.7. Projeto europeu PROFILES (Professional Reflection-Oriented Focus on Inquiry-Based Learning and Education through Science): kick-off meeting. Berlim, Alemanha, 9 a 11 de dezembro de 2010.
1.6. ticEDUCA 2010 – I Congresso Internacional TIC e Educação. Lisboa, Portugal, 19 e 20 novembro de 2010. Link
1.5. XI Simpósio Internacional de Informática Educativa. Coimbra, Portugal, 18 a 20 de novembro de 2009. Link
1.4. BETT 2009 The Educational Technology Source. Londres, Inglaterra, 14 a 17 de janeiro de 2009. Link
1.3. 6th IASTED International Conference on Web-based Education (WBE 2007). Chamonix, França, 14 a 16 de março de 2007. Link
1.2. 8th European Conference on Research in Chemical Education (ECRICE). Budapeste, Hungria, 31 de agosto a 01 de setembro de 2006. Link
1.1. VII Simpósio Internacional de Informática Educativa. Leiria, Portugal, 16 a 18 de novembro de 2005. Link
2. NACIONAIS
2.63. Encontro Nacional de Ciência Cidadã 2021 (ENCC 2021), 25-26 de novembro de 2021. Link
2.62. XIX Encontro Nacional de Educação em Ciências (XIX ENEC) | IV International Seminar on Science Education, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, 16-18 de setembro de 2021. Link
2.61. Congresso de Comunicação de Ciência – SciCom Pt 2020 – Comunicação de Ciência: Do Mar ao Espaço, Nonagon, Lagoa, São Miguel, Açores, 7-8 de maio de 2020.
2.60. Encontro de Ensino e Divulgação da Química da Sociedade Portuguesa de Química, Escola Secundária Avelar Brotero, Coimbra, 16 de novembro de 2019.
2.59. XVIII Encontro Nacional de Educação em Ciências (XVIII ENEC), Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 5–7 de setembro de 2019.
2.58. Mostra da Universidade do Porto, 4-7 de abril de 2019.
2.57. Fórum Futurália “Qualificações e emprego: o que (vou) fazer no digital?”, PT Meeting Centre – Feira Internacional de Lisboa, 04 de Abril de 2019.
2.56. Dias Abertos da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 21-22 de fevereiro de 2019.
2.55. VII Encontro da Divisão de Ensino e Divulgação da Química da Sociedade Portuguesa de Química, Vila Nova de Gaia, 16 e 17 de novembro de 2018.
2.54. IV Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 6 e 7 de julho de 2018.
2.53. Mostra da Universidade do Porto, 12 a 15 de abril de 2018. Link
2.52. Olimpíadas da Química Júnior, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 14 de abril de 2018.
2.51. Olimpíadas da Química+, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 10 de março de 2018.
2.50. Dias Abertos da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 22-23 de fevereiro de 2018. Link
2.49. XVII Encontro Nacional de Educação em Ciências (XVII ENEC), Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, 14-16 de setembro de 2017. Link1 Link2
2.48. XXV Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Química, Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, 16- 19 de julho de 2017. Link
2.47. III Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 7 de julho de 2017.
2.46. 2.º Encontro de História da Ciência no Ensino, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Coimbra, Coimbra, Portugal, 26 e 27 de maio de 2017. Link
2.45. Olimpíadas da Química Júnior – Final, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 6 de maio de 2017.
2.44. Mostra da Universidade do Porto, 20 a 23 de abril de 2017.
2.43. Olimpíadas da Química Júnior – Semifinal Norte, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 22 de abril de 2017.
2.42. Olimpíadas da Química – Semifinal Norte, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 11 de março de 2017.
2.41. Dias Abertos da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 2 e 3 de março de 2017.
2.40. II Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 8 de julho de 2016. Link
2.39. I Encontro sobre Formação de Professores da Universidade do Porto, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 2 de julho de 2016. Link
2.38. Workshop Anual de Inovação e Partilha Pedagógica da Universidade do Porto, organizado pela Unidade de Novas Tecnologias na Educação desta Universidade, 27 de janeiro de 2016. Link
2.37. I Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 8 de julho de 2015.
2.36. VI Encontro da Divisão de Ensino e Divulgação da Química da Sociedade Portuguesa de Química, Universidade de Coimbra, 1 a 3 de julho de 2015. Link
2.35. Seminário Criando um curso MOOC, Da ideia ao ensino, Reitoria da Universidade do Porto, 2 de junho de 2015. Link
2.34. Congresso de Comunicação de Ciência, SciCom Pt 2015, Centro Cultural de Lagos, 28 a 30 de maio de 2015. Link
2.33. Olimpíadas da Química Júnior, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 11 de abril de 2015.
2.32. Olimpíadas da Química – Semifinal Norte, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 7 de março de 2015.
2.31. Dias Abertos da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 19 e 20 de fevereiro de 2015.
2.30. Seminário Interinstitucional de Partilha Pedagógica: observação de pares como estratégia de melhoria, organizado pela Universidade do Porto no âmbito do Projeto De Par em Par, 6 fevereiro de 2015. Link
2.29. Workshop Anual de Inovação e Partilha Pedagógica da Universidade do Porto, organizado pela Unidade de Novas Tecnologias na Educação desta Universidade, 3 fevereiro de 2015. Link
2.28. Seminário Os projetos de investigação de Ciências e Políticas de Educação financiados pela FCT 2008 e 2009. Universidade Católica, Porto, Portugal, 13 de dezembro de 2014. Link
2.27. 2nd Meeting on Digital Media Research Methods. Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, 5 de dezembro de 2014.
2.26. eLies2014 – Encontro de Instituições e Unidades de E-learning do Ensino Superior, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (2014). Link
2.25. Congresso de Comunicação de Ciência – SciCom PT 2014, Universidade do Porto, 3 e 4 de junho de 2014. Link
2.24. Olimpíadas da Química Júnior, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 5 de abril de 2014.
2.23. Mostra da Universidade do Porto, 27 a 30 de março de 2014.
2.22. Dias Abertos da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 13 e 14 de fevereiro de 2014.
2.21. Workshop Anual de Inovação e Partilha Pedagógica da Universidade do Porto, organizado pela Unidade de Novas Tecnologias na Educação desta Universidade, 24 janeiro de 2014.
2.20. Panorama e-learning 2013 – Avaliação das práticas no domínio do e-learning e contributos para a construção de um modelo de regulação, Reitoria da Universidade do Porto, 16 de julho de 2013.
2.19. XXIII Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Química – Universidade de Aveiro, 12 a 14 de junho de 2013.
2.18. Dia Mundial da Criança 2013 – iniciativa da Casa de Cedofeita com a participação do Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 3 de junho de 2013.
2.17. Olimpíadas da Química Júnior, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 13 de abril de 2013.
2.16. Mostra da Universidade do Porto, 14 a 17 de março de 2013.
2.15. Jornadas FCCN (Fundação para a Computação Científica Nacional), Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal, 7 de fevereiro de 2013.
2.14. Workshop Anual de Inovação e Partilha Pedagógica da Universidade do Porto, organizado pela Unidade de Novas Tecnologias na Educação desta Universidade, Porto, Portugal, 18 de janeiro de 2013.
2.13. Conferência As Novas Tecnologias, organizada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos (Oradores: Jeroen van Merrienboer, João Carlos Paiva e Secundino Correia), Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 3 de dezembro de 2012. Link
2.12. Workshop de e-learning da Universidade do Porto, organizado pela Unidade de Novas Tecnologias na Educação desta Universidade, Porto, Portugal, 11 de janeiro de 2012. Link
2.11. Digital Agenda Going Local 2011, Universidade do Porto, 12 de dezembro de 2011. Link
2.10. Mostra da Universidade do Porto, 17 a 19 de março de 2011. Link
2.9. Dias Abertos da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 10 e 11 de março de 2011. Link
2.8. Porquê Deus se temos Ciência, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 15 de março de 2010. Link
2.7. IV Jornadas Concelhias de Ciência, Externato Delfim Ferreira, Riba d’Ave, Portugal (iniciativa apoiada pela Sociedade Portuguesa de Química – SPQ), 25 e 26 de fevereiro de 2010.
2.6. Web 2.0 e novos desafios para o ensino, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 29 de abril de 2009. Link
2.5. XXI Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Química, Porto, Portugal, 11 a 13 de junho de 2008. Link
2.4. Jornadas TIC e Educação Científica, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Portugal, 24 de maio de 2008. Link
2.3. 5.º Encontro Nacional da Divisão de Ensino e Divulgação da Química, Braga, Portugal, 8 a 10 de novembro de 2007. Link
2.2. Lançamento do Pio do Mocho, Centro de Física Computacional da Universidade de Coimbra, 5 de dezembro de 2006.
2.1. Encontro sobre WebQuests, Universidade do Minho, 20 de outubro de 2006. Link
C2.7. JÚRI INTERNACIONAL DO PRÉMIO DA ASSOCIAÇÃO IBERO-AMERICANA CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA (AIA-CTS)
1. Membro do Júri do Prémio AIA-CTS 2024, para distinguir a melhor Tese de Doutoramento e Dissertação de Mestrado no campo CTS, realizada nos dois anos anteriores.
C2.8. JÚRI EM CONCURSOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
3. ChemRus (2018) – concurso anual, organizado pelo Grupo dos Químicos Jovens da Sociedade Portuguesa de Química, para alunos até ao 12.º ano, que visa premiar a elaboração de um vídeo de uma experiência química. Link
2. Logótipo da Divisão de Ensino e Divulgação da Química da Sociedade Portuguesa de Química (2017). Link
1. ChemRus (2017) – concurso anual, organizado pelo Grupo dos Químicos Jovens da Sociedade Portuguesa de Química, para alunos até ao 12.º ano, que visa premiar a elaboração de um vídeo de uma experiência química. Link
C2.9. CONTRIBUTOS EM NEWSLETTERS
1. Acontece em Ciências (FCUP) – Newsletter Especial Natal | Divulgação de um conjunto de experiências hands-on para os mais novos (2021). Link
C2.10. VISITAS ACADÉMICAS
1. A UNIVERSIDADES E CENTROS DE INVESTIGAÇÃO INTERNACIONAIS
1.4. Visita exploratória ao Teacher Education Center & Department of Curriculum and Instruction of the School of Education, que é a unidade orgânica responsável pela formação de professores de ciências da University of Wisconsin-Madison, EUA e reuniões de trabalho com o Professor Mark Olson o coordenador do Secondary Education: Science Master Program, maio de 2023. Link
1.3. Visita exploratória ao Education and Outreach for the Materials Research Science and Engineering Center (UW-MRSEC), da University of Wisconsin-Madison, EUA, e contacto com a sua Diretora, Anne Lynn Gillian-Daniel, e com o vasto e já reconhecido trabalho realizado na área da divulgação da ciência, abril de 2023. Link
1.2. Visita exploratória ao grupo de investigação em Educação, História e Comunicação de Ciência da Universidade de Alicante, da Universidade de Valencia e do Institut Interuniversitari López Piñero. Participação no workshop de comunicação de ciência em museus a convite do Diretor do Institut Interuniversitari López Piñero da Universidade de Valencia, José Ramón Bertomeu Sánchez, 26-29 de fevereiro de 2020. Link
1.1. Visita exploratória à Science Communication Unit do Imperial College of London (ICL), a convite do seu Diretor Stephen Webster, 14-15 de outubro de 2019. Link
2. A ESPAÇOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA INTERNACIONAIS
2.27. American Natural History Museum, New York, EUA (2023) Link
2.26. National Museum of Natural History (Smithsonian), Wasgington D.C., EUA (2023) Link
2.25. Pacific Science Center, Seattle, EUA (2023) Link
2.24. Exploratorium: The Museum of Science, Art & Human Perception, São Francisco, EUA (2023) Link
2.23. California Academy of Sciences, São Francisco, EUA (2023) Link
2.22. Museum of Science and Industry, Chicago, EUA (2023). Link
2.21. Wisconsin Science Museum, Madison, EUA (2023) Link
2.20. University of Wisconsin Space Place, Madison, EUA (2023) Link
2.19. Leonard R. Ingersoll Physics Museum of the University of Wisconsin, Madison, EUA (2023) Link
2.18. NAWImix – Educational Lab of Lakeside Park, Klagenfurt, Áustria (2019). Link
2.17. NaturErlebnisPark – Science Education Center, Graz, Áustria (2019). Link
2.16. Science Center NEMO, Amesterdão, Holanda (2016). Link
2.15. Museon, Den Haag, Holanda (2016). Link
2.14. Museum Boerhaave, Leiden, Holanda (2016). Link
2.13. Micropia, Amesterdão, Holanda (2016). Link
2.12. Heureka – Finnish Science Centre, Helsínquia, Finlândia (2015). Link
2.11. Finnish Museum of Natural History, Helsínquia, Finlândia (2015). Link
2.10. Cité des Sciences et de l’Industrie, Paris, França (2014). Link
2.9. Musée des Arts et Métiers à Paris, Paris, França (2014). Link
2.8. The Museum of Natural History, Viena, Áustria (2013). Link
2.7. Technisches Museum, Viena, Áustria (2013). Link
2.6. Farmacia del Palacio Real de Madrid, Madrid, Espanha (2012). Link
2.5. The Royal Society, Londres, Inglaterra (2011). Link
2.4. Wellcome Collection, Londres, Inglaterra (2011). Link
2.3. Natural History Museum, Londres, Inglaterra (2011, 2015, 2017). Link
2.2. Science Museum, Londres, Inglaterra (2010, 2011, 2015, 2017). Link
2.1. Benjamin Franklin House, Londres, Inglaterra (2010). Link
C2.11. ATIVIDADES DE VOLUNTARIADO NA UNIVERSIDADE DO PORTO
1. Corresponsável (com o Professor Doutor João Carlos Paiva) pelo programa de voluntariado VAPLI – Voluntariado de Acolhimento aos Estudantes PLI (CAPES/Brasil) de 2012 a 2015. Abrangendo a dimensão educativa e social do voluntariado, o programa VAPLI engloba um conjunto de atividades vocacionadas tanto para a integração como para o sucesso académico dos estudantes PLI. Link
C2.12. OUTRAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
2. Responsável pelo processo que culminou na assinatura da adenda ao acordo de cooperação entre a Universidade do Porto e a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) para a promoção das relações académicas na área de Ensino e Divulgação das Ciências (2022).
1. Responsável pelo processo que culminou na assinatura de cinco acordos Erasmus, na área de Ensino e de Divulgação das Ciências, entre a FCUP e as seguintes Universidades: University of Klagenfurt (Austria), University of Alicante (Espanha), University of Groningen (Holanda) e University of Trento (Itália), University of College of Teacher Education Carinthia (Austria). Link
C3.1. CARGOS DE GESTÃO INSTITUCIONAL
1. A NÍVEL DA UNIVERSIDADE
1.1. Membro nomeado para integrar o Observatório do Sucesso Académico da U. Porto (OSA-UP), que funciona sob a dependência do Vice-Reitor com o pelouro da Formação e Organização Académica (2024 – …). Link
2. A NÍVEL DA FACULDADE
2.2. Membro do Conselho Pedagógico da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto para o quadriénio 2022-2026. Link
2.1. Membro suplente da lista eleita para o Conselho Científico da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto para o quadriénio 2018-2022. Link
3. A NÍVEL DEPARTAMENTAL
3.2. Membro da Comissão de Segurança do Departamento de Química e Bioquímica (2022 – …)
3.1. Membro da Comissão Executiva do Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, com atuação principal na área da Educação e Formação de Professores, em estreita relação com a Unidade de Ensino das Ciências e as Escolas Básicas e Secundárias (2022-2026).
C3.2. CARGOS EM CICLOS DE ESTUDOS DO ENSINO SUPERIOR
1. DIREÇÃO DE CURSOS
1.2. Diretora do Programa Doutoral em Educação e Divulgação das Ciências (2023…).
1.1. Diretora do Mestrado em Ensino e Divulgação das Ciências (primeira edição em 2019) (2019-2021).
2. MEMBRO DE COMISSÕES CIENTÍFICAS DE CURSOS (2.º e 3.º CICLOS)
2.4. Programa Doutoral em Ensino e Divulgação das Ciências (2022 – 2023).
2.3. Mestrado em Ensino da Física e da Química em Contexto Escolar, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (2013-2021).
2.2. Mestrado em Multimédia, Universidade do Porto (2012 – …).
2.1. Programa Doutoral em Media Digitais (UT Austin | Portugal), Universidade do Porto (2012 – …).
3. MEMBRO DE COMISSÕES DE ACOMPANHAMENTO DE CURSOS (2.º CICLO)
3.1. Mestrado em Ensino da Física e da Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (2014 – …).
4. COORDENAÇÃO DE ESPECIALIZAÇÃO/ÁREA DE CICLOS DE ESTUDOS (2.º e 3.º CICLOS)
4.2. Responsável pela tutoria da área de Educação do Programa Doutoral em Media Digitais (UT Austin | Portugal), Universidade do Porto (2015 – …).
4.1. Responsável pela coordenação da especialização de Educação do Mestrado em Multimédia, Universidade do Porto (2010 – …). Link
5. COORDENAÇÃO DA INICIAÇÃO À PRÁTICA PEDAGÓGICA (2.º CICLO)
5.1. Coordenadora da Iniciação à Prática Pedagógica em Física e Química (2014-2015; 2018-2019). Link
6. OUTROS CARGOS DE GESTÃO
6.2. Membro da lista candidata ao Conselho Pedagógico da FCUP (candidato efetivo), para o quadriénio 2022-2026.
6.1. Membro da lista candidata ao Conselho Científico da FCUP (candidato suplente), para o quadriénio 2018-2022. Link
C3.3. CARGOS EM ORGANIZAÇÕES DE ENSINO E DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
3. Presidente da Divisão de Ensino e de Divulgação da Química, da Sociedade Portuguesa de Química (2015-2020). Link
2. Representante da Divisão de Ensino e de Divulgação da Química, da Sociedade Portuguesa de Química, na Division of Chemical Education da European Association for Chemical and Molecular Sciences (EuCheMS) (2015-2021). Link1 Link2 Link3
1. Vice-Presidente da Divisão de Ensino e de Divulgação da Química, da Sociedade Portuguesa de Química (2014-2015).
33. Sessões formativas para a avaliação de candidaturas à Ação-chave 2 (KA2), promovidas pela Agência Nacional para a Gestão do Programa Erasmus+ Educação e Formação, nos dias 11, 15 e 16 de abril de 2024. Link
32. Ação de formação Realidade Aumentada na Educação: Desvendando o Presente e Moldando o Futuro do Ensino Ativo, com duração de 2h00, dinamizada por Anabela C. Alves, Lucília Domingues, Miguel Azenha, Nuno S. Osório, Ricardo M. Dias, inserida na 8.ª edição das Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico, no dia 19 de outubro de 2023. Link
31. Ação de formação Simuladores computacionais na aprendizagem das Ciências e da Matemática, com duração de 2h00, dinamizada por Bruno Conde (Instituto Politécnico de Leiria), integrada na 8.ª edição das Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico, no dia 17 de outubro de 2023. Link
30. Ação de formação (Re)CLIL (Content and Language Integrated Learning) no Ensino Superior: Small Private Online Course, com a duração de 10 horas de formação e na modalidade de e-learning, 2023. Link
29. Ação de formação (Re)Organizar conteúdo no Moodle 4, com duração de 2h00, dinamizada por Teresa Correia. no âmbito do Plano de formação para docentes da Universidade do Porto de 2022-2023, no dia 22 de junho de 2023. Link
28. Ação de formação Teaching at University of Wisconsin – Adapting Your Coursework to a ChatGPT World, Center for Teaching, Learning & Mentoring, University of Wisconsin – Madison, 20 de abril de 2023.
27. Ação de formação Cybersecurity Awareness Training 2023, Online-Canvas. University of Wisconsin – Madison, Information Technology Connecting & Supporting our Digital Campus, abril, 2023.
26. Ação de formação Chemical Safety Training, Online-Canvas. University of Wisconsin – Madison, Environment, Health & Safety, Division of Facilities Planning & Management, março, 2023.
25. Ação de formação Diversificando a avaliação da aprendizagem: dos fundamentos à prática, com duração de 2h30, dinamizada por Manuel João Costa (Universidade do Minho), integrada na 7ª edição das Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico, no dia 10 de fevereiro de 2023. Link
24. Ação de formação Utilização do Moodle: Ideias e Sugestões para Aumentar a Participação de Alunos nas Unidades Curriculares, com duração de 2h00, dinamizada por Vítor Duarte Teodoro (Universidade Lusófona), integrada na 7ª edição das Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico, no dia 08 de fevereiro de 2023. Link
23. Ação de formação A avaliação de pares com recurso a rubricas como estratégia ativa de aprendizagem, com duração de 2h00, dinamizada por Clara Amorim e Teresa Gonçalves (ESE-VC), integrada na 7ª edição das Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico, no dia 30 de janeiro de 2023. Link
22. Ação de formação Avaliação Externa das Escolas – Terceiro ciclo, com a duração de 6h30, dinamizada pela Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC), no dia 19 de dezembro de 2022.
21. Ação de formação Mudar a abordagem de ensino: transformar a tipologia de tarefas a propor aos alunos, com a duração de 2h30, dinamizada por J. Bernardino Lopes (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro), integrada na 6ª edição das Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico, no dia 03 de fevereiro de 2022. Link
20. Ação de formação Challenge-based Learning: da teoria à prática, com a duração de 2h00, dinamizada por Vânia Carlos e Ana Valente Rodrigues (Universidade de Aveiro), integrada na 6ª edição das Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico, no dia 03 de fevereiro de 2022. Link
19. Ação de formação Como promover o pensamento crítico e criativo usando o método cooperativo Jigsaw e os mapas de conceitos?, com a duração de 3h30, dinamizada por Helena Silva e Caroline Dominguez (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro), integrada na 6ª edição das Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico, no dia 31 de janeiro de 2022. Link
18. Ação de formação Fichas de Unidade Curricular – competências e objetivos, dinamizada pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, no dia 24 de janeiro de 2018. Link
17. Participação no webinar Serviço de Descoberta da Universidade do Porto, no dia 19 de setembro de 2017. Link
16. Ação de formação Reflexão sobre critérios de seleção dos estudantes candidatos aos 2.os ciclos de estudo, dinamizada pela Reitoria da Universidade do Porto, 11 de janeiro de 2017, com uma duração de 3 horas. Link
15. Cursos de inglês, London School of English, Londres, maio a setembro de 2016:
- Lecturing Skills in English (level 8/ C2) Link
- Communicating Effectively in English (level 8/ C2) Link
- Intensive General English Combi (10) (level 8/ C2) Link
- Intensive General English (level 8/ C2) Link
14. Ação de formação Massive Open Online Course (MOOC) SeguraNet, dinamizada pela Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE) da Direção-Geral da Educação (DGE), em articulação com o Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação de Santarém, Universidade Fernando Pessoa, Universidade de Coimbra e Universidade de Évora, de 4 de maio a 4 de junho de 2014, com uma duração de 50 horas. Link
13. Ação de formação Planificação e implementação de um módulo educativo em ambiente on-line, dinamizada pela Unidade de Novas Tecnologias da Universidade do Porto, na modalidade de e-learning, de 12 a 30 de maio de 2014, com uma duração de 25 horas, tendo obtido a classificação final de Excelente. Link
12. Ação de formação Redes sociais no processo de ensino-aprendizagem, dinamizada pela Unidade de Novas Tecnologias da Universidade do Porto, na modalidade de e-learning, de 12 a 21 de maio de 2014, com uma duração de 12 horas, tendo obtido a classificação final de Muito Bom. Link
11. Ação de formação Produção de vídeos educacionais, dinamizada pela Unidade de Novas Tecnologias da Universidade do Porto, na modalidade de e-learning, de 1 a 16 de abril de 2014, com uma duração de 20 horas, tendo obtido a classificação final de Muito Bom. Link
10. Ação de formação Formação Moodle 2.2, realizada na Reitoria da Universidade do Porto, nos dias 08 e 09 de outubro de 2012, com a duração de 6 horas. Link
9. Seminário Como desenhar e defender a sua Tese, realizado na Reitoria da Universidade do Porto, pela empresa Idea Puzzle, no dia 21 de julho de 2012, com a duração de 3 horas. Link
8. Curso de formação Análise qualitativa com apoio do software webQDA – nível I, que decorreu no Departamento de Educação da Universidade de Aveiro, nos dias 12 e 19 de setembro de 2011, com a duração de 8 horas. Link
7. Curso de formação Quadro interativo: um recurso pedagógico em sala de aula, organizado pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, que decorreu entre 28 de janeiro e 4 de março de 2011, com a duração total de 25 horas, tendo obtido a classificação final de 9,8 valores numa escala de 0-10 valores. Link
6. Curso de formação Estratégias de utilização de portefólio, organizado pela Universidade do Porto, que decorreu entre 3 e 16 de novembro de 2010, com a duração total de 20 horas, tendo obtido a classificação final de Excelente numa escala de Insuficiente a Excelente. Link
5. Curso de formação Elaboração de guiões de animação, organizado pela Universidade do Porto, que decorreu entre 11 de outubro a 2 de novembro de 2010, com a duração total de 20 horas, tendo obtido a classificação final de Muito Bom numa escala de Insuficiente a Muito Bom. Link
4. Workshop Técnicas de escrita científica, realizado na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, nos dias 21 e 22 de junho de 2010, com a duração de 14 horas. Link
3. Oficina de formação Avaliação de software e de locais virtuais de conteúdo educativo [CCPFC/ACC-42024/05], tendo obtido a classificação de 9,0 valores numa escala de 0-10 valores. Este curso foi promovido pela Universidade de Évora em colaboração com a Direção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC), do Ministério da Educação e Ciência, no âmbito do Projeto SACAUSEF, que decorreu entre 20 de setembro e 25 de outubro de 2008, com a duração de 50 horas. Link
2. Ação de formação Escola de Educação em Física 2004 – XIV Encontro Ibérico para o Ensino da Física, no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP). Link
1. Frequência de um curso livre de História e Filosofia da Ciência, no Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 2001.