É licenciada em Química, Mestre em Educação Multimédia, Doutorada e Agregada em Ensino e Divulgação das Ciências pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). É Professora Auxiliar com Agregação e membro da Unidade de Ensino das Ciências nessa Faculdade. É membro da Comissão Coordenadora do Centro de Investigação em Química da Universidade do Porto (CIQUP), onde coordena o grupo de investigação “RG5: Educação, Comunicação de Ciência e Sociedade”. É também membro do Laboratório Associado Institute of Molecular Sciences (IMS), no qual representa o CIQUP na linha temática de investigação “LT: CHEMfocus (fundamentals and awareness)”. É diretora do Programa Doutoral em Educação e Divulgação das Ciências e foi membro da comissão instaladora e a primeira diretora do Mestrado em Ensino e Divulgação das Ciências da FCUP. É coordenadora da especialização de Educação do Mestrado em Multimédia e tutora da área de Educação do Programa Doutoral em Media Digitais (UT Austin | Portugal) da Universidade do Porto. É membro da Comissão Científica dos referidos ciclos de estudos. É orientadora ou coorientadora de diversas Teses de Doutoramento e Dissertações de Mestrado em curso na área do Ensino e Divulgação das Ciências (Química) e das Tecnologias Educativas. Está envolvida na dinamização de cursos de Formação Contínua de Professores, desempenhando funções como formadora. Publicou artigos em revistas nacionais e internacionais e proferiu apresentações e palestras, no domínio do ensino e divulgação da Química e das tecnologias educativas, em escolas, congressos e encontros científicos. É coautora de manuais escolares, de livros de divulgação científica e de software educativo para o ensino da Química e da Física. As suas áreas de interesse incluem desenvolvimento profissional e práticas pedagógicas de professores de Física e Química; modelos e processos de divulgação do conhecimento científico e envolvimento e participação dos cidadãos na Ciência; ecologias tecnológicas e digitais no ensino e na divulgação das Ciências.
2.1. No Quadro 1, indicam-se os principais dados biográficos.
Quadro 1 – Dados biográficos.
Nome | Carla Susana Lopes Morais |
Data de Nascimento | 23/12/1980 |
Pais | António Manuel Tiago Hermenegildo Morais Elvira Aurora Carvela Lopes Morais |
Naturalidade | Valpaços |
Nacionalidade | Portuguesa |
Estado civil | Solteira |
3.3. Agregação em Ensino e Divulgação das Ciências, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (Aprovada por unanimidade). Lição: Ciência cidadã na Educaçao em Ciências, 2022. Link
3.2. Pós-Doutoramento em Ensino das Ciências, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, com a classificação final de Aprovado. Tema do relatório: Promoção de abordagens com base no inquiry-based science education (IBSE) no ensino das Ciências Físico-Químicas, 2012. Link
3.1. No Quadro 2, indicam-se os graus académicos obtidos até à presente data.
Quadro 2 – Graus académicos obtidos na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
Data | Grau | Especialidade | Classificação |
2011 | Doutoramento em Ensino e Divulgação das Ciências Link | Tese: Produção, implementação e avaliação de recursos educativos digitais para o ensino da Química no 3.º Ciclo do Ensino Básico Link | Aprovado com Distinção (por unanimidade) |
2006 | Mestrado em Educação Multimédia Link | Dissertação: Química Digital – Recursos digitais no ensino da Química: uma experiência no 7.º ano de escolaridade Link | Muito Bom (por unanimidade) |
2004 | Licenciatura em Química Link | Ramo educacional | 15 valores |
4.5. Professora Auxiliar com Agregação, Unidade de Ensino das Ciências, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, contrato por tempo indeterminado (2022- …).
4.4. Professora Auxiliar, Unidade de Ensino das Ciências, Departamento de Química e Bioquímica, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, contrato por tempo indeterminado (2016-2022).
4.3. Professora Auxiliar Convidada (a 100%), Unidade de Ensino das Ciências, Departamento de Química e Bioquímica, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (2012-2016).
4.2. Assistente Convidada (a 14,3% e 17%), Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (2009-2012).
4.1. Professora do grupo de Física e Química (510) no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (2003-2009).
5.1. PUBLICAÇÕES DE ÍNDOLE CIENTÍFICA
1. Livros
1.2. Morais, C. (no prelo). Ciência cidadã na Educação em Ciências. Porto: U. Porto Press.
1.1. Paiva, J. C., Morais, C., & Moreira, L. (2015). O Multimédia no Ensino das Ciências: cinco anos de investigação e ensino em Portugal. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos. ISBN: 978‑989‑8819‑17‑8 Link
2. Capítulos de livros
2.4. Vieira, H., & Morais, C. (2023). “Afetividade e sua relevância na aprendizagem dos alunos: algumas perspetivas e considerações”. In R. K. A. Montenegro & F. A. Gomes (Org.). Tecendo Saberes: Um Olhar Multidisciplinar sobre a Educação (pp 133-148). Campina Grande, Brasil: Editora Amplla. ISBN: 978-65-5381-150-8. DOI: http://dx.doi.org/10.51859/amplla.tso3308-10 Link
2.3. Morais, C.(2023). Recursos educativos digitais para o ensino de química: o caso das simulações computacionais e das atividades laboratoriais usando a plataforma comercial “arduíno”. In I. N. Derossi, & L. C. Barboza, (Orgs.) Diálogos da educação científica e o ensino de química (pp. 87-104). Pedro & João Editores, São Carlos, Brasil. ISBN: 978-65-265-0561-8. DOI: http://dx.doi.org/10.51795/9786526505625Link
2.2. Morais, C., Moreira, L., Aguiar, T., & Teixeira, A. (2022). A avaliação da comunicação de ciência em espaços não-formais: Perspetivas do projeto I SEA. In Lara, I. & Vargas, M. (Ed.), Um Museu Interativo e a Educação em Ciências e Matemática: Algumas propostas de ensino com pesquisa (pp. 183-208). ediPUCRS – Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Link
2.1. Costa, I. A., Morais, C., & Monteiro, M. J. (2021). CoAstro: @n Astronomy Condo – teachers’ attitudes and epistemological beliefs towards science in a citizen science project. In M. Carmo (Ed.), Education Applications & Developments VI – Advances in Education and Educational Trends Series (pp. 66-75). inScience Press. Lisboa. ISBN: 978-989-54815-6-9. DOI: https://doi.org/10.36315/2021ead06 Link1 Link2
3. Artigos
3.6. Nascimento Junior, W., Morais, C. & Girotto Júnior, G. (2024). Enhancing AI Responses in Chemistry: Integrating Text Generation, Image Creation, and Image Interpretation through Different Levels of Prompts. Journal of Chemical Education. https://doi.org/10.1021/acs.jchemed.4c00230
3.5. Spitha, N., Zhang, Y., Pazicni, S., Fullington, S., Morais, C., Buchberger, A. R. & Doolittle, P. (2024). Supporting Submicroscopic Reasoning in Students’ Explanations of Absorption Phenomena using a Simulation-Based Activity. Chemistry Education Research and Practice, 25, 133-150. DOI: https://doi.org/
10.1039/D3RP00153A (Scopus: Q1, SJR: 0.71; WoS – JCR: Q2, 3). Link
3.4. Araújo, J. L., Morais, C., & Paiva, J. C. (2023). Students´attitudes towards the environment and marine litter in the context of a coastal water quality educational citizen science project. Australian Journal of Environmental Education, 0, 1–14. DOI: https://doi.org/10.1017/aee.2023.14 (Scopus: Q2, SJR: 0.44; WoS – JCR: Q2, 0,98). Link
3.3. Morais, C., Moreira, L., Teixeira, A., & Aguiar, T. (2022). No waves from surface knowledge: Diving into the social representations of the deep sea. International Journal of Science Education, Part B: Communication and Public Engagement. 12 (1), 22-41. DOI: https://doi.org/10.1080/21548455.2021.2017507 (Scopus: Q1, SJR: 0.72; WoS – JCI: Q2, IF: 1.17)
3.2. Oliveira, G., Grenha Teixeira, J., Torres, A., & Morais, C. (2021). An exploratory study on the emergency remote education experience of higher education students and teachers during the COVID‐19 pandemic. British Journal of Educational Technology, 52, 1357-1376. DOI: https://doi.org/10.1111/bjet.13112 (Scopus: Q1, SJR: 1.87; WoS – JCR: Q1, IF: 5.27) Link
3.1. Morais, C., Araújo, J. L., & Saúde, I. (2019). Awakening to chemistry through storytelling and practical activities: Middle school students interacting with pre-school children. Chemistry Education Research and Practice, 20, 302-315. DOI: http://dx.doi.org/10.1039/C8RP00096D (Scopus: Q1, SJR: 0.77; WoS – JCR: Q2, IF: 1.90) Link
5.2. PUBLICAÇÕES DE ÍNDOLE PEDAGÓGICA E DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
1. Livros
1.1. Ferreira, J. A., Tavares, F., Carvalho, P. S., Morais, C., Magalhães, A. L., Mota, A. R., Martins, A. S., Santos, A. I., & Araújo, J. L. (2021). ExperimentaCiências – Um guia para professores do primeiro ciclo. Rev. Ciência Elem., V9(A). Casa das Ciências/ICETA. Faculdade de Ciências, Universidade do Porto. ISSN 2183-9697. Link
2. Livros escolares (manuais, caderno de atividades e caderno do professor)
2.4. Paiva, J. C., Ferreira, A., Vale, J., & Morais, C. (2023). 12Q – Química, 12.º ano. Lisboa: Texto Editores. Link
2.3. Costa, S., Fiolhais, C., Fiolhais, M., Morais, C., & Paiva, J. C. (2023). Universo FQ – Físico-Química, 9.º ano. Lisboa: Texto Editores. Link1 Link2
2.2. Paiva, J. C., Matos, G., Morais, C., & Fiolhais, C. (2022). 11Q – Química, 11.º ano. Lisboa: Texto Editores. Link1 Link2
2.1. Costa, S., Fiolhais, C., Fiolhais, M., Morais, C., & Paiva, J. C. (2022). Universo FQ – Físico-Química, 8.º ano. Lisboa: Texto Editores. Link1 Link2 Link3
3. Livros de divulgação científica
3.3. Paiva, J. C., Morais, C., Soares, M., Araújo, J., Vieira, H., & Moreira, L. (2021). Química ao pé da letra. Porto: U. Porto Press. ISBN: 978-989-746-297-9. Link1 Link2
Com o apoio do Centro de Investigação em Química da Universidade do Porto (CIQUP) e da Sociedade Portuguesa de Química (SPQ)
3.2. Morais, C., & Paiva, J. C. (2014). Porque pirilampiscam os pirilampos?… e muitas outras perguntas luminosas sobre química. Lisboa: Gradiva. ISBN 978-989-616-570-3. Link1 Link2
3.1. Morais, C., & Teixeira, P. M. (2012). Histórias com Química. Vila do Conde: QuidNovi. ISBN: 9789895549108. Link
Esta publicação integrou o Plano Nacional de Leitura Link
6.1. MORADA INSTITUCIONAL
Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
Departamento de Química e Bioquímica
Unidade de Ensino das Ciências
Rua do Campo Alegre, 687
4169-007 Porto
6.2. CONTACTOS
E-mail: cmorais@fc.up.pt
Telefone: (+351) 220 402 529
Telemóvel: (+351) 93 833 1 777
6.3. INFORMAÇÃO ONLINE
Designation | Webpage |
---|---|
Digital version of the curriculum | www.carlamorais.pt |
Faculty of Sciences of the University of Porto | https://sigarra.up.pt/fcup/pt/func_geral.formview?p_codigo=466738 https://dqb.fc.up.pt/index.php/pessoas-3/ |
ORCID | http://orcid.org/0000-0002-2136-0019 |
CiênciaVitae | https://www.cienciavitae.pt/pt/3519-D4C4-4406 |
Web of Science ResearcherID: M-4813-2013 | https://www.webofscience.com/wos/author/rid/M-4813-2013 |
Scopus Author ID: 55921269800 | https://www.scopus.com/authid/detail.uri?authorId=55921269800 |
ResearchGate | http://www.researchgate.net/profile/Carla_Morais8 |
Authenticus - AuthID: R-000-32B | https://www.authenticus.pt/en/profileOfResearchers/publicationsList/3147 |
Google Scholar | https://scholar.google.pt/citations?user=tf4Ovr4AAAAJ&hl=pt-PT&oi=ao |
Academia.edu | http://fcup.academia.edu/CarlaMorais |
Lattes Curriculum | http://lattes.cnpq.br/3660317445723263 |
6.4. CERTIFICADO DE FORMADORA PELO CONSELHO CIENTÍFICO-PEDAGÓGICO DA FORMAÇÃO CONTÍNUA
(CCPFC/RFO – 21089/06) nas áreas e domínios: B05 – Educação em (Química), C08 – Pedagogia Experimental, C15 – Tecnologias Educativas (Informática/Aplicação da Informática), C17 – Tecnologias Educativas (registo em 2006, atualização em 2014). Link